A Inteligência Artificial (IA) integrada ao Sistema de gestão de Segurança tem por foco ajudar a empresa a ganhar agilidade, reduzir erros e tomar decisões com mais segurança, auxiliando na interpretação de textos e arquivos, gerar análises automáticas, responder dúvidas com linguagem natural e oferecer recomendações inteligentes para as rotinas de SST.
Um exemplo é que já é possível fazer a análise dos ambientes de trabalho da empresa por meio de fotos e, com base nas fotos e nos riscos identificados, são sugeridos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC, além de medidas de controle e ações preventivas e corretivas.
A Inteligência Artificial também já está presente em alguns dispositivos que monitoram a aproximação indevida de homem com a máquina e, automaticamente, disparam alarmes para efetivar a sinalização da má ação, dentre outros.
A gestão de segurança e saúde do trabalho nas empresas tem muito a ganhar com a utilização apropriada de tecnologia que ofereça novos recursos para promover um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Fonte: CBIC