O que é Concretagem?

Qualquer erro no planejamento ou durante a supervisão das atividades que atrase essa etapa pode ser prejudicial para toda a obra.


Todo o processo que envolve as fases de criação das peças de concreto de uma obra faz parte da concretagem, desde transporte, lançamento, adensamento, cura até a secagem do concreto. Em outras palavras, para uma concretagem bem feita, com o sucesso de todas as etapas, é necessário organização, desde a entrega do concreto dentro do prazo planejado até a segurança de que a resistência do concreto seja a correta.

Uma boa execução é determinante para evitar o aparecimento de problemas futuros sérios, como fissuras, trincas e, em casos piores, até o desabamento da estrutura. Vemos então a concretagem como a última etapa da construção de elementos estruturais em uma obra. Somente uma pessoa com conhecimento técnico em engenharia pode definir o que fazer e o que evitar durante uma concretagem; daí a importância da presença de um engenheiro na obra para as etapas de lançamento, adensamento e cura do concreto. Esse profissional responsável pela obra, garante a qualidade das atividades executadas e a segurança do serviço, para que seja realizado de forma eficaz.

Fonte: Equiloc e Engemix


voltar