ESG e Construção Civil

Os fundos imobiliários e os bancos cada vez mais vão priorizar as empresas que incorporem em sua gestão os princípios e práticas de responsabilidade ambiental, social e governança.


O movimento ESG vem sendo impulsionado entre as incorporadoras que já estão adotando variadas práticas e iniciativas, implementadas de forma consistente - é o que aponta o estudo ESG na Prática, elaborado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE). O levantamento ouviu 27 empresas do setor e constatou que o tema se tornou imprescindível e passou a integrar as pautas de discussão tanto de investidores quanto das empresas da construção civil e incorporação imobiliária.

Entre as ações adotadas, estão políticas e iniciativas em áreas como preservação da biodiversidade, promoção da eficiência energética e metas de redução dos gases de efeito estufa. Atualmente, 71% das empresas do ramo já cumprem diversas ações de ESG e outras 29% estão em fase de inicial de implementação. Das incorporadoras e construtoras ouvidas, 88% delas relataram como bons os processos ambientais em uso e afirmam adotar de forma progressiva sistemas e tecnologias que causem menor impacto ambiental em suas ações.

Todo o cenário futuro do mercado imobiliário e da construção no Brasil estará marcado por essa tendência de valorização da sustentabilidade e das práticas ESG. Resumindo, os benefícios do ESG também ajudam empresas a melhorar seu negócio, aumentando a produtividade, a eficiência nas etapas construtivas e a captação de novos clientes e investidores.

Fonte: Revista Grandes Construções


voltar